Você está aqui: Início » Pesquisa » Linha de Pesquisa: Ana Paula de Melo Loureiro » Projeto: Variáveis no controle glicêmico e patogênese da nefropatia diabética: investigação do fenômeno da memória metabólica

Variáveis no controle glicêmico e patogênese da nefropatia diabética: investigação do fenômeno da memória metabólica

Coordenador(es): - Ana Paula de Melo Loureiro
Participante(s):

2012 - Atual

Variáveis no controle glicêmico e patogênese da nefropatia diabética: investigação do fenômeno da memória metabólica
Descrição: O diabetes mellitus é considerado um sério problema de saúde global, sendo que suas complicações têm grande impacto no índice de mortalide da população. A nefropatia diabética é uma importante complicação desta doença metabólica, caracterizada basicamente por um declínio progressivo da taxa de filtração glomerular, proteinúria persistente e hipertensão. Diversos mecanismos têm sido propostos como importantes na patogênese e progressão da nefropatia diabética, uma vez que a hiperglicemia está relacionada com estresse oxidativo, aumento de citocinas pró-inflamatórias como IL-1, IL-6 e TNF-α, fatores de crescimento, como o TGF-β, e formação de produtos avançados de glicação. Considerando o fato de que mesmo após o controle glicêmico ainda há a ocorrência de complicações do diabetes, estudos recentes têm proposto a ocorrência de um fenômeno conhecido como memória metabólica para explicar tal fato. Sob esta perspectiva, neste trabalho será avaliada a modulação de uma série de marcadores relacionados ou possivelmente relacionados à nefropatia diabética em condições de hiperglicemia e de controle glicêmico precoce e tardio pelos hipoglicemiantes orais metformina e glibenclamida. Serão avaliados marcadores relacionados ao estresse oxidativo (lesões 8-oxodGuo, 1,N2-edGuo, 1,N6-edAdo no DNA, expressão das proteínas SIRT-1, AMPK, Bax, TGF-β, MKK 3/6, MKP-1 e p38), inflamação (lesões 8-NO2-dG, 8-Cl-dG no DNA, IL-6, TNF-α e NF-kB) e processo avançado de glicação (hemoglobina glicada e Nε-(carboximetil)lisina) em modelo de ratos diabéticos, assim como a expressão de genes alvos (PPARGC1A, TGF-β, TSP-1, MKP-1 e UNC13B) e sua possível regulação epigenética (metilação de ilhas CpG) na vigência de hiperglicemia controlada ou não. Pretende-se, desta forma, elucidar vias envolvidas no processo de memória metabólica que tenham papel importante no desenvolvimento da nefropatia diabética, a fim de contribuir para o seu controle.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Paula de Melo Loureiro - Coordenador / Antônio Anax Falcão de Oliveira - Integrante / Fabiana de Almeida Santos - Integrante / Larissa Leticia Bobadilla - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 28

Palavras-chave:

Última atualização em 2024-01-15 12:07:00

Projetos de Pesquisa relacionados