Apresentação - Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

Você está aqui: Início » Institucional » Apresentação

Apresentação - Graduação

A trajetória da Faculdade de Ciências Farmacêuticas se iniciou em 1898, com a criação da Escola de Pharmácia de São Paulo. Em 1934, foi incorporada à Universidade de São Paulo. Atualmente, é considerada uma das mais importantes do País e destaca-se pela modernidade do ensino e pela qualidade da pesquisa. Sua meta é a formação de profissionais altamente capacitados nas diferentes áreas de atuação do Farmacêutico-Bioquímico.
O curso de Farmácia-Bioquímica é oferecido nos períodos integral (duração de 5 anos) e noturno (duração de 6 anos), formando profissionais com sólida fundamentação teórica e capacitação técnica, possibilitando-o analisar criticamente situações, identificar problemas, planejar ações, elaborar e definir propostas de soluções no âmbito de sua atuação profissional. 
O graduado ou pós-graduado encontra um amplo mercado de trabalho, abrangendo setores como indústrias farmacêuticas, de biotecnologia, alimentícia, químico-farmacêutica e de cosméticos; farmácia de dispensação e/ou manipulação; farmácia hospitalar; toxicologia, análises clínicas; farmacovigilância; magistério superior; pesquisa em instituições universitárias e/ou órgãos e institutos de pesquisa, públicos  ou privados. Os farmacêuticos estão entre os quinze profissionais mais procurados no mercado.
O curso de Farmácia-Bioquímica requer do aluno conhecimentos em ciências básicas, como biologia, química, matemática e física, cujos conteúdos são importantes para a formação do Farmacêutico.
A Faculdade, para ministrar todas as disciplinas do currículo e contribuir na formação de um profissional de gabarito e de bom nível dispõem de  infraestrutura moderna de laboratórios, biblioteca, biotério, Farmácia-Escola, Hospital Universitário e um complexo Semi-Industrial, que permite ao aluno o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas necessárias à formação profissional. Adicionalmente, os estudantes podem realizar estágios em outras unidades da USP, em outras Instituições no Brasil e, ainda, em intercâmbios internacionais, como o Programa Ciência Sem Fronteiras.
Os quatro Departamentos da Faculdade também oferecem estágios de Iniciação Científica, Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), Programas de Pós-Doutorado, além de atividades de formação profissional, residência farmacêutica, educação continuada e cursos de difusão.
Os estudantes da USP usufruem de vários benefícios: restaurantes universitários, ônibus circular, alojamento estudantil, hospital universitário, tratamento odontológico, centro de práticas esportivas, cinema, teatro, museus.
 
INGRESSO - VESTIBULAR FUVEST
CURSO: Farmácia–Bioquímica → integral, 75 vagas; noturno, 75 vagas.