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Atividades Acadêmicas Complementares » CURRÍCULO 9013 (ingressantes a partir de 2020)

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES - CURRÍCULO 9013

 

PORTARIA FCF, Nº 638/ 2020

Dispõe sobre os critérios para o reconhecimento e registro das Atividades Acadêmicas Complementares dos estudantes de Graduação, do curso de Farmácia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

 

Os Presidentes das Comissões de Graduação (CG), de Cultura e Extensão Universitária (CCEX) e de Pesquisa (CoPesq) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP), no uso de suas atribuições, faz saber que as Comissões aprovam a seguinte

DELIBERAÇÃO

 

Seção I - Disposições Gerais

Art. 1º. Esta Deliberação tem por objetivo estabelecer normas para a integralização de créditos em Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), dos estudantes regulares da FCF:

  1. Entende-se como AAC aquelas atividades que têm como objetivo complementar a formação acadêmica, profissional, científica, social e cultural do estudante;
  2. Poderá ser realizada de acordo com seu interesse e afinidade, podendo ser na área de graduação, pesquisa e cultura e extensão universitária;
  3. Para os estudantes do curso de Bacharelado em Farmácia, ingressantes a partir de 2020, é obrigatório o cumprimento de AAC, regido pela Resolução CoG, CoCEx e CoPq No. 7788, de agosto de 2019;
  4. Para os estudantes do curso de Bacharelado em Farmácia-Bioquímica, ingressantes até 2019, é opcional o registro de horas de AAC, no histórico escolar, sem cômputo de créditos.

  

Seção II – Normas para as AAC de estudantes do curso de Bacharelado em Farmácia-Bioquímica.

Art. 2º - Os estudantes poderão solicitar o registro de Atividades Acadêmicas Complementares, a qualquer momento, antes da conclusão do curso, para atividades realizadas a partir da data em que esta resolução entrar em vigor. .

Art. 3º - Os pedidos deverão ser acompanhados de documentos comprobatórios, de acordo com a tabela anexa a esta Deliberação.

Art. 4º - O pedido de Atividades Acadêmicas Complementares será feito pelo estudante através do Sistema Júpiter, observadas as hipóteses e documentações necessárias, conforme tabela anexa..

Art. 5º - Toda solicitação passará previamente pelo Serviço de Graduação, que procederá à análise formal de admissibilidade do pedido.

Art. 6º - O Serviço de Graduação observará se a categoria de Atividade solicitada é aceita pelas Comissões como Atividades Acadêmicas Complementares, nos termos da tabela anexa e decidirá de acordo com os seguintes casos:

      I.        Se a categoria de Atividade não se aplicar a esta Unidade, nos termos desta Deliberação, o pedido será indeferido de ofício;

    II.        Se houver alguma insuficiência de informações ou dúvidas quanto aos documentos comprobatórios, o pedido será devolvido ao estudante para melhor elaboração;

   III.        Se o pedido atender aos requisitos de admissibilidade, este será encaminhado para o Presidente de Comissão de Graduação para deferimento.

  IV.        Se o documento comprobatório não especificar carga horária, caberá ao Serviço de Graduação analisar o tipo de atividade e utilizar os já existentes no anexo desta Deliberação e estabelecer analogia, quando possível.

 

Art. 7º - Para fins de reconhecimento de entidades estudantis, considera-se desde já como reconhecidas pela Comissão de Graduação (CG), independentemente de documento comprobatório, o Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica (CAFB), a Associação Atlética Acadêmica de Farmácia e Bioquímica (AAAFB); Farmácia Acadêmica Social (FAS), e como empresa júnior, a Farma Júnior.

Parágrafo único. Caberá ao Serviço de Graduação a validação das demais entidades estudantis independentemente de reconhecimento prévio.

 

Seção III – Normas para as AAC de estudantes do curso de Bacharelado em Farmácia.

 Art. 8º - Os estudantes deverão cumprir 90 horas (3 créditos trabalho).

 Art. 9º - Os estudantes poderão solicitar o registro de AAC, a qualquer momento, antes da conclusão do curso, para atividades realizadas a partir do primeiro semestre letivo de 2020.

Art. 10 - Os módulos de AAC serão oferecidos regularmente, a partir do 2º. semestre de 2020 e para o cumprimento da carga horária mínima indicada no Art. 8º. desta Portaria, as AAC podem ser assim classificadas:

I - Atividades Acadêmicas Complementares de Graduação – AACG;

II - Atividades Acadêmicas Complementares de Pesquisa – AACP;

III - Atividades Acadêmicas Complementares de Cultura e Extensão Universitária – AACC.

 Art. 11 – De acordo com a Resolução CoG, CoCEx e CoPq No. 7788, de 26 de agosto de 2019, o desenvolvimento de AAC em Graduação, Pesquisa e/ou Cultura e Extensão Universitária, fica a critério do estudante de acordo com o seu interesse e afinidade.

Art. 12 - Para o efetivo cadastro no Sistema Júpiter das AAC, os estudantes deverão apresentar um relatório das AAC realizadas, acompanhado de documentos comprobatórios fotocopiados, e quando for pertinente a avaliação do professor orientador/responsável. Deverá observar as informações constantes nos artigos 5º. 6º. e 7º., constantes nesta Deliberação.

Parágrafo único: O referido relatório poderá ser entregue até o final do penúltimo semestre de disciplinas do curso do aluno (9º semestre).

Art. 13 – A carga horária excedente em AAC poderá ser inserida no sistema júpiter pelos próprios alunos, para fins de registro no Histórico Escolar.

 Art. 14 – De acordo com a Resolução CoG, CoCEx e CoPq No. 7788, de 26 de agosto de 2019, o professor orientador/responsável receberá 01 (um) “crédito aula” por semestre em decorrência da AAC docente.

I-             Orientação de Iniciação Científica;

II-            Coordenação/participação em viagens didáticas;

III-           Supervisão de trabalho de campo;

IV-          Coordenação de programas institucionais das Pró-Reitorias;

V-           Organização e gestão de projetos de extensão universitária.

Art. 15 – Fica delegada a competência à Comissão de Graduação, deliberada pela Comissão de Pesquisa e pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, a análise formal das AAC enviadas pelos alunos, atendendo a tabela de atividades aprovadas pelas referidas comissões.

Art. 16 -Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Graduação, ouvida as Comissões de Pesquisa e/ou de Cultura e Extensão Universitária.

Art. 17 - Esta Deliberação entra em vigor na data da aprovação na reunião ordinária da CG, após aprovação de todos os Colegiados envolvidos.

 

São Paulo, julho de 2020.

 Presidente da CG/FCF/USP

 Presidente da CCEx/FCF/USP

 Presidente da CPq/FCF/USP

 

 

Anexo I - Tabela de Admissibilidade - Portaria 638

 

 

Maiores informações, solicitar para svgradfcf@usp.br 

Última atualização em 08/02/2021 às 16h02