Programa de Tutoria Acadêmica
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- Programa de Tutoria Acadêmica
1.1. Conceito e Objetivos
O Programa de Tutoria Acadêmica (PTA) do Curso de Farmácia-Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, insere-se na política de valorização do ensino de graduação e integra o conjunto das ações destinadas ao apoio à permanência e à formação estudantil na Universidade.
Segundo Pereira (2011)[1], a tutoria é um processo em que um docente (tutor) ajuda e apoia a aprendizagem de um aluno (tutorando) de uma forma interativa. Esse acompanhamento oferece aos alunos uma atenção especializada, sistemática e integral, com o propósito de facilitar sua integração no meio universitário e acadêmico e reforçar o processo de ensino, além de orientar e assessorar na definição do seu plano de estudos em todas as atividades que complementam o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Neste contexto, o Programa de Tutoria Acadêmica da FCF-USP é um programa promovido pela Comissão de Coordenação de Curso (CoC) e pela Comissão de Graduação (CG) que tem por finalidade o acompanhamento e a orientação sistematizados de grupos de estudantes ingressantes, reintegrados e de intercâmbio, por professores tutores.
Os objetivos específicos deste programa são:
- Introduzir o aluno de Graduação na intensa e complexa vida acadêmica, e no funcionamento da unidade e da universidade, fazendo com que eles conheçam as características do seu curso, acompanhando-os em suas dificuldades para que possam alcançar o sucesso acadêmico desejado;
- Ampliar as perspectivas da formação profissional, integrando dimensões acadêmicas, socioculturais e científicas, orientando os estudantes em atividades e encontros sistematizados, a fim de contribuir na sua formação integral;
- Acompanhar a evolução acadêmica, identificando problemas inerentes ao processo ensino-aprendizagem que possam prejudicar o desempenho estudantil e ocasionar desmotivação e falta de compromisso com o seu curso de graduação;
- Contribuir para a manutenção do seu bem-estar psicológico e social, favorecendo os processos interpessoais de convívio e de amadurecimento acadêmico e profissional.
1.2. Requisitos e Responsabilidades
DO TUTOR
Requisitos:
1. Ser membro do corpo docente da FCF-USP;
2. Participar do programa de tutoria de forma VOLUNTÁRIA;
3. Assumir a supervisão de um grupo de no máximo quatro alunos do Curso de Farmácia-Bioquímica.
Responsabilidades:
1. Acompanhar o tutorando em suas atividades acadêmicas, diagnosticando potencialidades e dificuldades, pelo período mínimo de um ano, podendo o prazo ser estendido ao critério do próprio docente. Entretanto, é desejável que o professor tutor acompanhe o tutorando até o final de suas atividades acadêmicas de graduação;
2. Auxiliar e motivar o tutorando a se integrar nas diversas atividades acadêmicas, científicas e culturais da Unidade e da Universidade;
3. Auxiliar o aluno a desenvolver competências acadêmicas como: estratégias de estudo, a gestão do seu tempo, pesquisas bibliográficas, organização de trabalhos, etc.;
4. Estimular a discussão de temas relacionados à Universidade, vida acadêmica, estrutura curricular do curso e do conjunto de disciplinas a serem cursadas, com foco no perfil profissional/científico para uma determinada área de atuação;
5. Agendar reuniões com seu grupo de alunos;
6. Apresentar relatório (Anexo I) individual de acompanhamento do tutorando à CoC/CG, ao final de cada semestre, pelo período mínimo de um (1) ano.
7. Informar à CoC/CG sobre intercorrências de qualquer natureza que interfira no andamento normal das atividades com o tutorando;
OBS: O acompanhamento de aluno reintegrado no Curso ficará sob a responsabilidade do professor tutor selecionado no primeiro ingresso. No entanto, ao se julgar pertinente, outro professor tutor poderá ser designado pela CG.
DO TUTORANDO
Requisitos:
1. Ser aluno regularmente matriculado no primeiro ano do Curso de Farmácia-Bioquímica.
Responsabilidades:
1. Participar de reuniões e atividades pertinentes ao programa.
2. Fornecer ao tutor dados de contato (e-mail, telefone celular e/ou residencial) e responder sempre que for solicitado;
3. Desenvolver com responsabilidade todas as atividades designadas pelo tutor;
4. Elaborar relatório semestral que conste o desempenho/dificuldades em disciplinas cursadas, propostas de “auto” melhorias e detalhamento de outras atividades que auxiliaram no desenvolvimento acadêmico daquele semestre;
6. Os alunos reintegrados ao curso deverão elaborar um plano de estudos, segundo documento “Requerimento de Prorrogação de Término de Curso” (solicitação deve ser feita na secretaria de graduação), e apresentar à Comissão de Graduação (CG) para aprovação/análise. Ficará ao encargo de um professor tutor a supervisão e a avaliação do desempenho deste aluno.
1.3. Fluxo e Gerenciamento do Programa
A gestão, o acompanhamento e a avaliação dos relatórios ficam, em primeira instância, ao encargo da Comissão de Graduação (CG), com o auxílio da Comissão de Coordenação de Curso e do Serviço de Graduação (SG).
O funcionamento do programa apresenta o seguinte fluxo:
1.3.1 Adesão de Tutores e Atribuição de tutorandos
Os professores serão convidados mediante ofício enviado ao Departamento, sendo facultativa sua aceitação. Conforme o número de inscritos no primeiro ano do curso, caberá ao Serviço de Graduação (SG), a distribuiçãodestes alunos em grupos de três a quatro estudantes e atribuir a cada docente-tutor, que os acompanhará durante o primeiro ano do Curso, podendo se estender até o final da graduação.
1.3.2 Apresentação do Programa aos Alunos
A apresentação do programa é de responsabilidade da CG e deverá ser realizada no âmbito das atividades de recepção dos calouros, ao início do semestre letivo. A primeira reunião com os professores tutores deverá ser agendada em até 3 (três) meses ao início do primeiro semestre letivo.
1.3.3 Reuniões
O agendamento das reuniões com os tutorandos é de responsabilidade do professor tutor, que deverá providenciar a realização de pelo menos quatro reuniões anuais, duas por semestre, individuais ou em grupo, geralmente ao início e término de cada semestre. Sugere-se que as primeiras reuniões sejam feitas em grupo, visando à integração social e acadêmica dos alunos. Sempre que houver necessidade e fora das reuniões programadas, o professor tutor poderá agendar horários de atendimento com os seus tutorandos.
1.3.4 Acompanhamento e Avaliação do Desempenho Estudantil
O acompanhamento do desempenho acadêmico e do desenvolvimento das atividades propostas para cada tutorando acontecerá durante todo o primeiro ano do curso, sendo que ao final de cada semestre, o professor tutor preencherá um relatório de acompanhamento avaliativo (Anexo I), fornecendo suas impressões sobre o tutorando, documento este que deverá ser entregue à CG. Cabe também ao professor tutor o encaminhamento à CG, de solicitações que visem a ajudar o tutorando a superar dificuldades que digam respeito ao programa de permanência estudantil. Também ao final de cada semestre, os tutorandos deverão encaminhar à CG relatório detalhado sobre o desempenho obtido nas disciplinas cursadas e propostas de como superar as dificuldades encontradas. A avaliação dos relatórios encaminhados por tutores e tutorandos ficará a critério da CG e da CoC.
1.3.5 Ciclo de Seminários.
Sugere-se a participação dos alunos nos seminários promovidos pela Comissão de Coordenação de Curso (CoC) e Comissão de Graduação (CG) onde são abordados temas sobre métodos inovadores de ensino, a atuação do profissional farmacêutico, desafios da estrutura curricular generalista e outras atividades definidas por aquelas comissões em tempo oportuno.
1.3.6 Considerações Finais
Os casos omissos ou situações não previstas neste regulamento serão analisados e resolvidos pela Comissão de Graduação.
Aprovado em reunião da CG de 03/12/2014
[1]PEREIRA, Anabela. Modelos de desenvolvimento do jovem adulto e promoção do bem-estar em estudantes do ensino superior. In: Programa de Monitorização e Tutorado: oito anos a promover a integração e o sucesso acadêmico no IST. Lisboa: IST Press, 2011. p. 19-27.
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Última atualização em 17/04/2015 às 15h14