Você está aqui: Início » Residência » Residência em Área Profissional da Saúde em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

Residência em Área Profissional da Saúde em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

O Programa de Residência em Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico é um programa de pós-graduação lato sensu, ou especialização. É voltado para a educação em serviço de profissionais farmacêuticos, ou seja, os farmacêuticos aprendem trabalhando. A Residência favorece a inserção qualificada de profissionais da saúde no mercado de trabalho, o que contribui para melhorar a qualidade do cuidado em saúde de pacientes, de suas famílias e de suas comunidades.

A área de Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico está em constante crescimento. Nesta área, o profissional farmacêutico interage diretamente com o paciente, atuando na otimização da farmacoterapia, na prevenção de doenças, na promoção da saúde e do bem-estar, usando o medicamento como ferramenta para isso, e sempre buscando seu uso racional. O Programa de Residência em Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico oferece justamente essa formação especializada na área, inserindo no mercado de trabalho farmacêuticos clínicos capazes de identificar e acolher demandas, determinar necessidades ou problemas de saúde dos pacientes, da família e da comunidade, delinear e implantar planos de cuidado e avaliar os resultados da aplicação desses planos. Ao concluir este Programa de Residência, o farmacêutico será capaz de praticar a Farmácia Clínica e o Cuidado Farmacêutica em unidades de saúde, atuando na promoção da saúde da população oferecendo os serviços farmacêuticos tanto de forma individual como coletiva, e também implementando modelos de gestão que promovam a Farmácia Clínica e o Cuidado Farmacêutico em diversos cenários e níveis da atenção à saúde: a nível ambulatorial, a nível de hospital geral, a nível de hospital especializado, no SUS, na saúde suplementar e privada.

O Programa é desenvolvido em regime de dedicação exclusiva, com bolsa. Tem duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, e um período de férias de 30 dias por ano, totalizando 5760 horas, divididas em 20% de carga horária teórica e 80% de carga horária prática. A maior parte do processo de aprendizagem acontece na prática do serviço e esse é um diferencial importante da Residência em relação a outros tipos de especialização. Essa aprendizagem acontece sob supervisão de um preceptor, que é um farmacêutico que atua no cuidado ao paciente, com muita experiência prática, e que, além disso, tem uma formação para o ensino. Os farmacêuticos residentes aprendem na prática os serviços farmacêuticos ambulatoriais e hospitalares, como rastreamento em saúde, educação em saúde, dispensação de medicamentos, monitorização terapêutica de fármacos, conciliação medicamentosa, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico, entre outros. Eles também tem oportunidade de atuar na implementação e aprimoramento destes serviços nos locais de prática. As competências e habilidades que o farmacêutico adquire durante o Programa de Residência em Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico garantem uma facilidade de inserção em vários cenários profissionais, e possibilitam desde uma atuação exclusivamente voltada ao cuidado direto do paciente até uma atuação com componente de gestão, voltada à implantação e gerenciamento de serviços farmacêuticos clínicos. Se considerarmos que os três pilares básicos que sustentam a qualidade do cuidado em saúde atualmente são a efetividade do cuidado, a segurança do paciente, e também a experiência do paciente, fica evidente a importância que o farmacêutico com uma formação abrangente teórica e prática em Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico adquire neste contexto. E é justamente esta a formação oferecida pelo Programa de Residência em Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico. Assim, se você é acadêmicos em Farmácia, ou farmacêutico recém-formado, ou mesmo farmacêutico com mais tempo de experiência, se interessa pela Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico, venha fazer parte do grupo de farmacêuticos residentes deste Programa! Isto certamente vai alavancar o seu desenvolvimento e possibilitar muitas conquistas na profissão. Consulte o Projeto Político-Pedagógico (PPP) para informações mais detalhadas sobre o Programa e o processo seletivo.

Mais Informações

Última atualização em 09/11/2021 às 16h35