Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

 

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - USP

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos para Fenilcetonúricos

Qualidade em informações sobre alimentos brasileiros

Entre o termo para busca em todas as bases:   Ajuda

bem-vindo...

O Projeto Integrado de Composição de Alimentos é coordenado pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP e BRASILFOODS (Rede Brasileira de Dados de Composição de Alimentos). A meta prioritária do Projeto é a divulgação de dados nacionais de qualidade em composição de alimentos, através da TBCA-USP.

Os dados da TBCA-USP são provenientes de análise química, os quais foram criteriosamente avaliados antes de serem incluídos. Desde a primeira versão da TBCA-USP, em 1998, o Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da FCF-USP tem se preocupado em adotar critérios para garantir a qualidade das informações.

Dados confiáveis de composição de alimentos são de fundamental importância para estudos na área de saúde pública, pesquisas epidemiológicas, formulações de dietas com finalidades terapêuticas, treinamento para educação nutricional, decisões estratégicas para políticas governamentais sobre alimentos.

 

o que há de novo

agosto de 2008: lançada a versão 5.0, com atualizações nas bases de dados e inclusão de dados de Resposta Glicêmica e Carboidratos (por fração), além de ferramentas para visualização de alimentos em cada base.

atividades anteriores

O BRASILFOODS organizou a 7th International Food Data Conference "Biodiversity and Food Composition Data", realizada em São Paulo, de 21 a 24 de outubro de 2007.

Esta Conferência foi uma oportunidade única de interação entre renomados pesquisadores de diversos países; órgãos internacionais como FAO, INFOODS, EuroFIR, UNU; órgãos reguladores como ANVISA e Ministério do Meio Ambiente; indústrias; produtores de alimentos; nutricionistas e outros profissionais da área de saúde.

A 7IFDC contou com a participação de 65 pesquisadores internacionais e 44 nacionais. Tanto a 7IFDC - Food Composition and Biodiversity, como a FAO International Expert Consultation - Indicator Development for Nutrition and Biodiversity, foram bastante produtivas, com importantes discussões e recomendações sobre o tema.

Maiores detalhes no endereço: http://www.fcf.usp.br/7ifdc

30 de março de 2005: Algumas publicações da Rede BRASILFOODS e de outros organismos internacionais sobre composição de alimentos agora estão disponíveis em PDF.

Foi realizada a segunda Conferência Eletrônica FAO/ LATINFOODS "Avaliação da qualidade dos dados para bases de dados e tabelas de composição química de alimentos" com o apoio do BRASILFOODS/ FCF-USP, de 11 a 29 de outubro de 2004.

O objetivo desta Conferência foi discutir princípios básicos sobre a qualidade das informações de composição de alimentos. O Informe Final, contendo as conclusões e recomendações e o Documento de Discussão estão disponíveis na página WEB da Oficina Regional da FAO e nesta página em formato pdf:

Informe Final (formato pdf 202 kb)

Documento de Discussão (formato pdf 155 kb)

18 de novembro de 2004: lançada a versão 4.1, com atualizações na base de dados e estabelecimento de nova sistemática na exibição dos resultados das buscas.

 

Valid HTML 4.01!    Valid CSS!

Mande um email...
Email