Você está aqui: Início » Últimas notícias » Showcase de Tecnologias do Inova-FCF

Showcase de Tecnologias do Inova-FCF

Cadastrado em 06/02/2022

FCF-USP apresenta a empresas 6 tecnologias promissoras da área farmacêutica No dia 22 de fevereiro, evento online apresenta soluções tecnológicas da área farmacêutica desenvolvidas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF).

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, em São Paulo, realizou em parceria com a Emerge Brasil, uma consultoria especializada em inovação com base em ciência, o Inova-FCF. Este foi um programa de inovação científica que teve como objetivos mapear tecnologias desenvolvidas na FCF, proporcionar treinamentos especializados para docentes e discentes e elaboração de business cases. As 6 tecnologias mais promissoras foram selecionadas e serão apresentadas no Showcase de Tecnologias Inova-FCF, no dia 22 de fevereiro às 17 horas, por meio de um evento online.

Para participar, é preciso se inscrever no site do evento (clique aqui).

A FCF já possui tradição na cooperação entre universidade e indústria. Como por exemplo, a patente do Vonau Flash, um medicamento para enjôo amplamente comercializado que foi desenvolvido na FCF pela equipe do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação em Farmacotécnica (DEINFAR) coordenado pelo docente Humberto Ferraz, atualmente diretor da faculdade. O objetivo agora é ajudar a construir uma cultura de inovação em toda FCF, desde os alunos de graduação, pós-graduação e docentes como comenta Ferraz, “A FCF produz muito em ensino, pesquisa e extensão no campo das ciências farmacêuticas, entretanto, nós precisamos fazer chegar todo o conhecimento gerado no âmbito da nossa Faculdade à sociedade, na forma de produtos e serviços inovadores. O que nos falta, ainda, é uma maior conexão com o setor produtivo. É exatamente isso que estamos buscando”.

“A universidade e centros de pesquisa brasileiros, para além do ensino e pesquisa de qualidade, tem se mobilizado para aprender a também alcançar o mercado e a sociedade a partir da criação de startups, spinoffs e diversas outras formas de transferência de tecnologia”, comenta Daniel Pimentel da Emerge Brasil. “Na Emerge, temos auxiliado essas organizações a partir dos nossos treinamentos, consultorias e programas voltados exclusivamente para cientistas e pesquisadores”, ressalta Pimentel.

O Inova-FCF, programa de inovação científica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, teve início em setembro de 2021 com treinamentos para equipe interna, seguida pelo mapeamento de tecnologias em desenvolvimento nos laboratórios da FCF. Depois, os integrantes das equipes responsáveis pelas tecnologias participaram do curso Inovação para Cientistas, durante um mês os participantes tiveram acesso a conteúdos dos mais diversos, desde a relação entre ciência e mercado, passando por avaliação da maturidade tecnológica, modelos societários, o que são e como escrever patentes, questões regulatórias, até construção de business cases. “O Inova-FCF teve como objetivo alavancar o potencial da inovação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, contando com a participação de docentes e discente da unidade”, afirma Celia Garcia, presidente da Comissão de Pesquisa da FCF .

A última etapa do Inova-FCF é o Showcase de Tecnologias, onde serão apresentadas as 6 tecnologias mais promissoras. O evento é voltado para empresas, fundos de investimento, docentes e discentes interessados em conhecer as inovações que estão sendo desenvolvidas na FCF, buscando promover uma aproximação entre a universidade e as indústrias.

Serviço: Evento | Showcase de Tecnologias do Inova-FCF

Data | 22 de fevereiro (terça-feira)

Horário | 17 horas

Valor | Gratuito