Você está aqui: Início » Pesquisa » Linhas de Pesquisa » Nádia Araci Bou Chacra

Nádia Araci Bou Chacra

Linha de Pesquisa 1: Controle físico-químico e microbiológico de qualidade, avaliação biofarmacêutica in vitro e avaliação da absorção in silico de formas farmacêuticas orais

Objetivo: Avaliar as características químicas, físico-químicas, microbiológicas e biofarmacêuticas de medicamentos e suplementos alimentares. No que se refere à abordagem físico-química, busca-se desenvolver e validar tecnologias para avaliar as características de dissolução e desintegração de fármacos. O conhecimento da solubilidade, da permeabilidade e da velocidade de dissolução permite a previsão das suas propriedades biofarmacêuticas. Dessa forma, o objetivo da presente linha de pesquisa é proporcionar base-racional científica para o desenvolvimento de medicamentos convencionais e inovadores com maior eficácia e segurança..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
Palavras-chave: Sistema de Classificação Biofarmacêutica; Dissolução; Controle de qualidade; validação de métodos.

Linha de Pesquisa 2: Avaliação e otimização de processos farmacêuticos

Objetivo: Desenvolvimento, otimização e monitoração de processos tecnológicos empregando-se métodos de planejamento experimental e análise de séries temporais.Adicionalmente, a presente linha de pesquisa busca abordar a qualidade por design (QbD) nos processos farmacêuticos. Essa abordagem sistemática para o desenvolvimento de produtos contempla objetivos pré-definidos e enfatiza o entendimento do produto, do processo e do controle em processo, com base em dados científicos sólidos e gestão dos riscos de qualidade. Assim sendo, ferramentas estatísticas e de qualidade são utilizadas para alcançar melhor entendimento do produto e processo..
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Indústrias de Transformação.
Palavras-chave: Qualidade por design; otimização; Ferramentas estatísticas; análise de risco.

Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para a obtenção de produtos farmacêuticos e cosméticos inovadores

Objetivo: O desenvolvimento de sistemas nanoestruturados contempla tema atual de fundamental importância que visa contribuir para o aprimoramento tecnológico e científico do país em área inovadora e com potencial elevado de impacto social. Nesse sentido, busca-se elevar a eficácia e a segurança de medicamentos e de cosméticos reduzindo sua toxicidade por meio de liberação modificada do fármaco e/ou pelo direcionamento do fármaco a sítios-alvo específicos. Além disso, a presente linha de pesquisa busca contribuir com a criação de mecanismos regulatórios para a garantia de qualidade, da segurança e da eficácia de medicamentos e cosméticos nanoestruturados. Adicionalmente, essa linha tem por objetivo viabilizar cooperação internacional entre a Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da Universidade de Alberta, no Canadá e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo no campo das Nanotecnologias. Nesse sentido, essa cooperação tem promovido parceria entre essas Faculdades em projetos de pesquisas dos pós-graduandos do programa de Fármaco e Medicamentos da FCF/USP..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.
Setores de atividade: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.
Palavras-chave: Nanopartícula; Nanocristais; Nanocarreadores; sistemas nanoestruturados.

Palavras-chave:

Última atualização em 2024-01-18 09:54:00