Alunos - Faqs - Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP

Você está aqui: Início » Faqs » Alunos

Alunos

Como escolho o programa de intercâmbio? E a escola?

Primeiro, converse com seus pais para verificar as possibilidades de sua família (econômicas, emocionais, etc.). Depois, fale com os professores que têm maior afinidade com a área de interesse para que eles possam auxiliá-lo a eliminar opções. Entre nos sites das escolas e explore as possibilidades. Verifique o que cada uma tem a oferecer e se essas opções vão de encontro ao seu desejo profissional. Todas as escolas conveniadas com a FCF ou com a USP são de ótima qualidade e promovem um excelente ensino. Por fim, converse também com alunos que já participaram dos programas de intercâmbio.

Candidaturas e processos seletivos

Clique aqui

O estudante também poderá candidatar-se diretamente na instituição de ensino estrangeira, porém todas as despesas correrão por conta do interessado.

Em ambos os casos, o intercâmbio deverá ser comunicado à CRInt FCF para que sejam tomadas as providências administrativas. 

Requisitos da Unidade para homologação da inscrição em processos seletivos

1) Média ponderada igual ou superior a 6,0, sem reprovações, ou média ponderada igual ou superior à média do curso, com no máximo 2 reprovações;
2) O estudante deverá ter cumprido no mínimo 20% e no máximo 90% do curso.

O que é o Plano de Estudos?

Plano de Estudos é o descritivo das disciplinas que um estudante candidato ao Intercâmbio deve apresentar. Nele devem constar o nome das disciplinas que se quer cursar, número de créditos e, se possível, um resumo das ementas da disciplina (conteúdo).










1 - O que é o programa de mobilidade internacional (int ercâmbio estudantil)?


É um programa exclusivo para alunos devidamente vinculados à UFPE. Os alunos que participam desse programa podem realizar estudos nu ma instituição estrangeira conveniada à UFPE pelo período de 1 a 2 semestres acadêmicos.

2. Quais são os pré-requisitos para participar da mobilidade ?

Ter concluído 1 ano acadêmico (2 semestres letivos) com total aprovação nas disciplinas cursadas; Coeficiente de rendimento escolar igual/superior a 7,0; Ter, no máximo, 1 reprovação nos demais períodos.

3. Receberei algum auxílio da UFPE?

No geral o programa oferece isenção de taxas acadêmicas nas universidades estrangeira, porém algumas instituições limitam as vagas ou ainda cobram taxas, ou seja o aluno pagará pelos créditos de cada discipli na. Exemplo: uma disciplina que tem 3 créditos o aluno pagará x euros/dólar/libra pelo crédito (3 vezes x). No caso das instituições que limitam as vagas a UFP E seleciona os alunos pela média geral. O aluno ainda terá que arcar com as despesas de alojamento, passagem aérea, transporte local, alimentação, etc.

4. Há algum programa de bolsa para realizar intercâmbio no exterior, na graduação?

Periodicamente, alguns programas são ofertados por agências que fomentam o intercâmbio como: Santander Universidades, Erasmus Mundus, ELAP. Não há regularidade. Quando surgem as oportunidades a Cooperação Internacional divulga através da Agência de Notícias da UFPE ( http://www.ufpe.br/agencia/ )

5. Quanto gastarei por mês para realizar o intercâmbio ?

Os custos mensais variam muito de cidade para cidad e, país para país. Em Portugal, por exemplo, temos depoimentos de alunos que sobrev iviam com 500/550 euros mensais, outros até com menos, mas isso não é regra . Na Holanda é necessária uma quantia de 800 euros. Paris é mais caro, assim como o Reino Unido.

6. Como devo proceder para realizar a minha inscrição no programa de mobilidade estudantil?

A Cooperação Internacional realiza 2 inscrições anuais: de 14 a 28 de fevereiro (para viajar em setembro) e de 1 a 15 de agosto (para viajar em janeiro/fevereiro)

Última atualização em 13/03/2014 às 19h15