Você está aqui: Início » Curso » Trabalho de Conclusão de Curso » Entrega do TCC Final

Trabalho de Conclusão de Curso » Entrega do TCC Final

COMUNICADO AOS ALUNOS MATRICULADO NA DISCIPLINA DE TCC (0909012)

 

Como é de seu conhecimento, com a suspensão das aulas presenciais devido ao COVID-19, e todas as consequências de mudança de formato de aulas e isolamento social, a Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso alterou, excepcionalmente, o calendário original de fluxo de TCC para esse primeiro semestre, devendo ser cumprido da seguinte forma: 

 

Para cursar (defender) no 2º. Semestre/2020

Data

Atividade

13/10 a 06/11/2020

Prazo para entrega da sugestão de banca e upload do TCC final no sistema

17/11/2020

Divulgação das Comissões Julgadoras, datas e horários de defesas de TCC

23/11 a 11/12/2020

Defesas de TCC 

 

NOTA IMPORTANTE:  Tendo em vista a atual situação pandêmica e necessidades de aulas remotas e distanciamento social, a CTCC  alterou o formato da Defesa de TCC: DEVERÃO SER REALIZADAS VIRTUALMENTE, VIA GOOGLE MEET.

 

 

 

SOBRE A ENTREGA DO TCC FINAL

 

No período de 13/10 a 06/11/2020, o Serviço de Graduação receberá os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos regularmente matriculados na disciplina de TCC, para defesa. 

O TCC final deverá ser elaborado pelo aluno, com supervisão do orientador, seguindo o modelo disponibilizado na página da Graduação FCFUSP (www.fcf.usp.br/graduacao), e deve ter consistência com o projeto de TCC anteriormente aprovado.

 

FLUXO DO ENVIO

 

1) O arquivo do TCC final deverá ser inserido no Sistema de Gerenciamento de TCC (upload file). O arquivo destinado ao upload file  deve conter a assinatura do Aluno(a) e do Orientador(a) na última página do Trabalho Final, bem como anexos, que deverão ser digitalizados em um “único arquivo”. O upload do arquivo em PDF do TCC deverá ser feito no Sistema de Gerenciamento de TCC  de 13/10 a 06/11/2020, impreterivelmente!

 

2) A indicação de membros para a banca de defesa de TCC será realizada também no Sistema de Gerenciamento de TCC. Devem ser indicados 03 membros titulares (sendo um deles o orientador) e 01 membro suplente. Obrigatoriamente, um dos três membros titulares da banca deverá ser da FCF, podendo ser docente, pós-doutorando ou doutorando (já qualificado).

 

Sugerir três dias e períodos previamente combinados entre os membros da banca, entre 23/11 a 11/12/2020. OBS: excluir datas de feriados das indicações se houver.  

Exemplo:  1ª opção - Dia 28/11, às 8:00 horas ou manhã; 2ª Opção - dia 28/11, às 13:00 horas ou tarde; 3ª Opção – 02/12, 14:00 h ou tarde (sendo a 1ª opção a preferida).

Os horários a serem propostos deverão ser entre 8 e 17 horas, no máximo.

Orientadores e membros de banca que participem de mais de uma banca por dia, devem prever um intervalo de pelo menos 1 hora entre uma defesa e outra, levando-se em consideração problemas que possam ocorrer no dia (falha de conexão, falta de energia elétrica, etc).

 

3) Após a inclusão desses dados, o aluno fará o ENVIO PARA O ORIENTADOR, que acessará sua área no Sistema de Gerenciamento de TCC e indicará se está CIENTE E DE ACORDO, fazendo então, o envio para a CTCC.

 

4) Após a deliberação da Comissão de TCC sobre a banca, no dia 17/11/2020, um e-mail será encaminhado aos MEMBROS DA BANCA, com instruções e indicação de data e horário da defesa do aluno. Os membros também receberão o TCCFINAL em PDF.

Obs: Não é necessária a impressão de vias de TCC para os membros da banca, eles receberão o trabalho em PDF para leitura prévia.

 

5) O formulário de  AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO EM MEIO DIGITAL preenchido, assinado e digitalizado, também deverá ser encaminhado para o e-mail ctcc.fcf@usp.br após a divulgação dos dias e horários das defesas.

 

 

 

SOBRE A DEFESA

 

1) De posse da data e horário definidos pela CTCC, o(a) orientador(a) do aluno(a) deverá encaminhar convite via e-mail da sala virtual do Google Meet para os demais membros da banca e para o aluno. O orientador é o responsável pelo gerenciamento desta sala virtual onde se dará a defesa do TCC do aluno.

 

Saiba como fazer: clique aqui

 

As normas de defesa e modelo de relatório da defesa, serão encaminhadas ao e-mail do orientador pela Comissão de TCC.

 

2) A defesa deverá ser gravada pelo orientador.

 

3) A defesa terá um período máximo de 1 hora, sendo que: o aluno disporá de 15 minutos para fazer a apresentação oral. A argüição não deverá exceder 45 minutos, com duração máxima de 15 minutos por examinador.

 

4) No momento da defesa, o orientador deverá iniciar identificando o aluno, o projeto, e os membros da banca presentes. Em seguida, informará as normas aos demais participantes.

 

5) Com a palavra, o aluno compartilhará a defesa dele com os demais presentes na sala virtual e fará sua explanação.

 

6) Após as arguições dos docentes, o orientador deverá solicitar ao aluno que deixe a sala virtual para que a banca possa deliberar sobre as notas do aluno. As notas deverão ser indicadas oralmente, para que o orientador anote no relatório de defesa.

 

7) Ao término, o orientador deverá fazer a média ponderada e colocar no campo designado do relatório. Esse relatório deverá ser encaminhado juntamente como a gravação compartilhada da defesa para o e-mail da ctcc.fcf@usp.br.

 

8) Após a indicação das notas, o orientador poderá aceitar novamente o ingresso do aluno na sala virtual e informar o resultado.

Última atualização em 22/10/2020 às 10h13