Conclusão do Curso - Colação de Grau - Serviço de Graduação - Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP

Você está aqui: Início » Serviço de Graduação » Conclusão do Curso - Colação de Grau

Conclusão do Curso - Colação de Grau

Portaria FCF Nº 475, de 11 de junho de 2018.

Dispõe sobre a regulamentação das Colações de Grau da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (proc. 2018.1.423.9.1).

 

A Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Profa. Dra. Primavera Borelli, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, e conforme deliberado pela Egrégia Congregação da FCF/USP, em sua sessão ordinária de 08-06-2018, e com base na manifestação da Secretaria Geral, de 13-07-1983, considerando que a Colação de Grau é uma cerimônia tradicional de formatura de caráter obrigatório para a outorga do grau aos alunos de ensino superior que concluíram os seus estudos, baixa a seguinte:

  

Artigo 1º - Todos os alunos do Curso de Farmácia-Bioquímica deverão participar, obrigatoriamente, de cerimônia de Colação de Grau para obter o título de Farmacêutico-Bioquímico, em nível de bacharelado, junto à Universidade de São Paulo.

 

Artigo 2º - Poderão participar das Colações de Grau Ordinária ou Extraordinária, alunos que cumpriram todos os créditos e atividades pré-estabelecidas na matriz curricular do Curso de Farmácia-Bioquímica, tendo cumprido compromisso regulamentar com a Universidade.

 

Artigo 3º - Na FCF, as cerimônias de Colação de Grau serão denominadas como Ordinária e Extraordinária.

 

I – Colação de Grau Ordinária: serão convocadas pela Direção da Unidade, em duas datas anuais, nos meses de Março e Setembro. Haverá composição de Mesa, com a presença da Direção da Unidade, Assistente Técnico Acadêmico, Patrono, Paraninfo, Docente(s) Homenageado(s), Funcionário(a) Homenageado(a).

 

§ 1º - No início de cada ano letivo, a Direção da Unidade deverá estabelecer e divulgar datas, horários e locais das referidas cerimônias.

 

§ 2º - O Serviço de Estágios acolherá a inscrição e a documentação dos alunos que concluíram o curso e pretendem participar da cerimônia de colação de grau em data indicada pela Direção.

 

§ 3º - O Serviço de Graduação e o Serviço de Estágios farão os levantamentos da situação acadêmica dos alunos, no que diz respeito aos créditos integralizados, estágios e relatórios pertinentes, e documentações pessoais.

 

§ 4º - A Direção da Unidade deverá convidar autoridades Universitárias, bem como membros de Entidades de Classe para participar da cerimônia.

§ 5º - Na colação de março deverá ser incluída nas formalidades a premiação dos melhores alunos que se graduaram no ano anterior, denominado Prêmio Paulo Minami, criado pelo Conselho Regional de Farmácia, com presença de representante do CRF.

 

II – Colação de Grau Extraordinária: realizada somente em casos específicos, com justificativa comprovada.

 

§ 1º - As colações extraordinárias poderão ser realizadas nos meses de dezembro, janeiro e julho.

 

§ 2º - Poderão requerer junto à Direção da Faculdade, os alunos que não poderão aguardar as cerimônias Ordinárias, por motivo de: ingresso em programa de pós-graduação, ingresso em programa de residência, mudança de Estado ou País, ou outras situações mediante justificativa e aprovação da Diretoria, com datas entre os meses constantes no Parágrafo 1º.

 

§ 3º - Essa possibilidade só pode ser atendida se o aluno não se encontrar em recuperação em nenhuma disciplina de seu último semestre.

 

Artigo 4º - Nas cerimônias de Colação de Grau, os alunos farão o juramento e receberão a outorga de grau, bem como o Certificado de Conclusão do Curso e Histórico Escolar Final.

 

Artigo 5º - Fica a cargo da Direção da Unidade providenciar local compatível com o número de alunos que colarão grau e seus convidados.

 

Artigo 6º - Fica a cargo da Direção da Unidade a organização do local e demais contratações referentes a eventos desse tipo, como: decoração local, confecção de certificados, confecção de canudos, aluguel de becas completas para os membros titulados da Mesa e formandos, sonorização e projeção.

 

Artigo 7º - Os alunos que se inscreverem para participar da Colação de Grau deverão escolher Patrono, Paraninfo, Docente Homenageado e Funcionário homenageado, para composição da mesa.

 

Artigo 8º - Aos formandos será permitida a presença de fotógrafos na cerimônia de Colação de Grau para o registro do evento.

 

Artigo 9º - As Comissões de Formatura da FCF constituídas anteriormente a esta data, deverão enquadrar-se às normas da presente Regulamentação.

 

Artigo 10 - Os casos omissos nesta Portaria serão resolvidos pela Direção da Faculdade.

 

Artigo 11 – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

 

São Paulo, 11 de junho de 2018.

Prof.Dr. Primavera Borelli

Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo

Mais Informações

Última atualização em 14/06/2018 às 13h43