Você está aqui: Início » Facilities » Citômetro BD Accuri C6

Facilities - Citômetro BD Accuri C6

Nosso Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF/USP possui o equipamento BD Accuri C6. A citometria de fluxo é uma técnica que analisa múltiplos parâmetros de uma partícula em suspensão, esta tecnologia pode ser aplicada em diferentes áreas como Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Oncologia, Genética e entres outras.

O serviço é fornecido para todos os docentes com a finalidade de auxiliar na pesquisa. Este laboratório apresenta peculiaridade, pois conta com um profissional permanente que auxilia na montagem, padronização e análise dos experimentos.

 


Características do Equipamento

O BD Accuri C6 é um citômetro de fluxo equipado com um laser azul (488 nm) e um vermelho (640nm), dois detectores de dispersão de luz (FSC e SSC) e quatro detectores de fluorescência.
A configuração padrão do BD Accuri C6 é semelhante ao FACSCalibur-2 (3-1-Azul Vermelho) com filtros optimizados para a detecção de fluorocromos tais como FITC, PE, PerCP, e APC.
O módulos de Lasers permitem a operação do sistema em duas configurações adicionais (2-azul 2-vermelhos, e 4-Azul) e expande- de forma significativa as combinações de fluorocromo que podem ser analisados.


Quem são os usuários?
• Todos os alunos, funcionários e docentes do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF/USP estão autorizados a utilizar o equipamento com a presença do técnico responsável.
• Usuários de outros Departamentos e Unidades deverão entrar em contato com a Profa. Dra. Sandra Helenea Poliselli Farsky para autorização prévia - e-mail: sfarsky@usp.br.


Horário de funcionamento
• O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30. Não funcionamos aos sábados, domingos e feriados.
• O usuário deverá agendar seu horário com o técnico responsável por telefone ou e-mail.
• O usuário deverá informar o nome do ensaio a ser realizado (ciclo celular, viabilidade celular, CBA, imunofenotipagem, etc.), tipo de amostra (célula, cromossomo, beads ou microrganismo), número de amostras, marcadores e canais de leitura. As amostras devem ter no mínimo 5.105 células em 200 µL. Complete a ficha disponível aqui.
• Os horários reservados não poderão ser cedidos para outros usuários e o tempo de tolerância, no caso de atraso, é de 15 minutos.

Docente Responsável: Profa. Dra. Sandra Helena Poliselli Farsky

 

Comissão Gestora

Profa. Dra. Ana Campa

Profa. Dra. Sandra Helena Poliselli Farsky

Prof. Dr. Sandro Rogério de Almeida

 

Comissão de Usuários

Profa. Dra. Irene da Silva Soares - Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Gisele Monteiro - Departamento de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Universidade de São Paulo

Dra Sandra Coccuzzo Versoni Sampaio - Laboratório de Fisiopatologia - Instituto Butantan

Última atualização em 02/11/2018 às 11h23