Você está aqui: Início » Facilities » Citômetro

Facilities - Citômetro

Nosso Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF possui o equipamento BD FACS CANTO II. A citometria de fluxo é uma técnica que analisa múltiplos parâmetros de uma partícula em suspensão, esta tecnologia pode ser aplicada em diferentes áreas como Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Oncologia, Genética e entres outras. 
 
O serviço é fornecido para todos os docentes com a finalidade de auxiliar na pesquisa. Este laboratório apresenta peculiaridade, pois conta com um profissional permanente que auxilia na montagem, padronização e análise dos experimentos. 
 
 
 
Características do Equipamento
 
O sistema óptico de excitação do FACS CANTO II é composto pelo laser azul (488 nm) e o laser vermelho (633nm), com os canais de fluorescência FITC, PE, PE-CY7, PERCP/PERCPCY5. 5, APC e APC-CY7.
 
 
Quem são os usuários?
•Todos os alunos, funcionários e docentes do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF-USP estão autorizados a utilizar o equipamento com a presença do técnico responsável.
•Somente os usuários que apresentarem o certificado de treinamento de uso do FACSCANTO II, poderão utilizá-lo sem o auxílio do técnico. Os treinamentos são ministrados na Disciplina de Pós-Graduação oferecida anualmente pelo Departamento.
•Usuários de outros Departamentos e Unidades deverão entrar em contato com o Prof. Sandro Rogerio de Almeida para autorização prévia.
 
 
Horário de funcionamento
•O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 08h30 ás 16h30. Não funcionamos aos sábados, domingos e feriados.
•O usuário deverá agendar seu horário com o técnico responsável através deste link.  
•O usuário deverá informar o nome do ensaio a ser realizado (ciclo celular, viabilidade celular, CBA, imunofenotipagem, etc.), tipo de amostra (célula, cromossomo, beads ou microrganismo), número de amostras, marcadores e canais de leitura. As amostras devem ter no mínimo 5.105 células em 200 µL.
•Os horários reservados não poderão ser cedidos para outros usuários e o tempo de tolerância, no caso de atraso, é de 15 minutos.
 
Docente Responsável: Prof. Dr. Sandro Rogerio de Almeida 
 
Funcionária Responsável: Renata Chaves Albuquerque 
citometriadefluxofcf@usp.br
Telefone: 3091-2490
 
 

Última atualização em 21/12/2016 às 14h32