SOLUÇÕES

   São misturas de duas ou mais substâncias e do ponto de vista químico e físico, homogêneas. As soluções farmacêuticas são sempre líquidas e obtidas a partir da dissolução de um sólido ou líquido em outro líquido. Quando a dissolução é total, originando um sistema homogêneo com partículas de diâmetro menor ou igual a 0,001, temos uma solução verdadeira. Quando a dissolução é parcial e a porção insolúvel pode ser desprezada, sem prejuízo para a preparação, diz-se que a solução originada é extrativa.

    Há diversos fatores que influem na dissolução:

     -pH: dependendo do caráter ácido ou básico do soluto, há maior ou menor dissolução do mesmo em função do pH do solvente.

     -agitação: em geral, quanto maior a agitação, melhor a dissolução.

     -tamanho do soluto: quanto menor a partícula de soluto a ser dissolvido, melhor sua dissolução.

     -temperatura: em geral, o aumento da temperatura facilita a dissolução.

     -constante dielétrica do solvente: para solutos polares, quanto maior a constante dielétrica do solvente, melhor a dissolução.

     -uso de co-solventes e substâncias hidrotrópicas: facilitam a dissolução. Exemplos: álcool como co-solvente do metilparabeno em água; iodeto de sódio e iodeto de potássio facilitam a dissolução do iodo em água.
 
 

ÁLCOOL70%
Fórmula/Roteiro

 

XAROPES    São formas farmacêuticas aquosas, contendo cerca de dois terços de seu peso em sacarose ou outros açúcares. Os xaropes apresentam duas vantagens: correção de sabor desagradável do fármaco e conservação do mesmo na forma farmacêutica de administração. Os xaropes podem ser medicinais e/ou edulcorantes.
 
 

XAROPE SIMPLES
  Fórmula/Roteiro 

 

XAROPE DE HIDROXIZINE
    Fórmula/Roteiro 

 SOLUÇÃO ALCOÓLICA DE IODO
   Fórmula/Roteiro

 SOLUÇÃO DE HIPOSSULFITO DE SÓDIO(SOLUÇÃO DE TIOSULFATO DE SÓDIO)
   Fórmula/Roteiro

 SOLUÇÃO DE POLIVINILPIRROLIDONA(PVPI)
  Fórmula/Roteiro

 SOLUÇÃO DE D-PANTENOL
  Fórmula/Roteiro

 SOLUÇÃO ANTIMICÓTICA
  Fórmula/Roteiro